Engenheiros e geocientistas das universidades de Edimburgo e Strathclyde usaram modelos matemáticos para avaliar o potencial de um processo conhecido como armazenamento de energia de ar comprimido (CAES).
Esse método usa ar comprimido para armazenar energia gerada em um ponto para uso posterior.
O CAES tem sido descrito como uma técnica avançada e funciona usando eletricidade de fontes renováveis para alimentar um motor que gera ar comprimido.Este ar seria armazenado a alta pressão em grandes poros de arenito perfurados na Terra.
Durante períodos de escassez de energia, como os meses frios de inverno, o ar pressurizado poderia ser liberado do poço, alimentando uma turbina.
Isso permitiria a geração de uma quantidade significativa de energia que será alimentada diretamente na rede.
Um processo similar, armazenando ar em cavernas de sal profundo, tem sido usado em locais na Alemanha e nos EUA, disseram os especialistas.
Usando modelos matemáticos e um banco de dados de formações geológicas no Mar do Norte, os pesquisadores concluíram que as rochas porosas abaixo das águas britânicas poderiam armazenar cerca de uma vez e meia a demanda típica de eletricidade do Reino Unido para janeiro e fevereiro.
A abordagem poderia ajudar a fornecer suprimentos confiáveis e estáveis de energia a partir de fontes renováveis, como turbinas eólicas e de maré, e ajudar os esforços para limitar o aumento da temperatura global como resultado da mudança climática, disse a equipe.
Eles acrescentaram que a localização de poços próximos a fontes de energia renovável, como turbinas eólicas offshore, tornaria o processo mais eficiente, mais barato e reduziria o número de cabos submarinos necessários.
O Dr. Julien Mouli-Castillo, da Escola de Geociências da Universidade de Edimburgo, que liderou o estudo, disse: "Este método poderia possibilitar o armazenamento de energia renovável produzida no verão para as noites frias de inverno.
"Isso pode fornecer uma opção viável, embora cara, para garantir que o fornecimento de eletricidade renovável do Reino Unido seja resiliente entre as estações.
"Mais pesquisas podem ajudar a refinar o processo e reduzir os custos".
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

Postar um comentário