Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Futuris: Em busca de eletricidade nos metais

Futuris: Em busca de eletricidade nos metais
e

O processo requer muita preparação. O metal é derretido a temperaturas míninas de1700C. O objetivo dos cientistas: descobrir se e como e se é possível produzir eletricidade a partir da energia térmica a elevadas temperaturas.Nesta experiencia, os cientistas deste projeto europeu vão derreter aço, silicone, e boro.

"Começámos com materiais com grandes diferenças em termos de energia quando estão nos estados líquido e sólido," explica Merete Tangstad à Euronews.

"Procuramos esse tipo de resultados, as diferenças de energia. É importante porque podemos armazenar muita energia em pequenas quantidades de material," diz a investigadora da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega.

É preciso encontrar a temperatura adequada

As elevadíssimas temperaturas levam a uma transferência de enegia, que se transforma em radiação. Um processo que se quer eficiente e estável e, sobretudo, seguro. Por isso, é importante seguir todos os passos.

A altas temperaturas a energia é muito reativa. E todas essas reações podem dar a origem a mudanças na propriedades dos materiais, que podem até partir. Por isso, os cientistas procuram as condições ideais para garantir reações químicas controladas durante o processo de fusão.

O sistema de produção de energia elétrica através da fusão de materiais é também investigado por um grupo de cientistas da Universidade Politécnica de Madrid.

Querem criar uma unidade de energia térmica de baixo custo e as energias alternativas são fundamentais para uma solução sustentável. A acumulação de energia termoelétrica em baterias preparadas para o efeito permite produzir eletricidade para consumo doméstico.

"Podemos armazenar entre um e dois kilowats horários por litro. Ou seja, 10 vezes mais do que uma bateria convencionar," explica à Euronews Alejandro Datas, do Instituto de Energia Solar da Universidade Politécnica de Madrid.

"Toda a energia produzida durante o processo de fusão é energia que não desperdiçamos. É energia armazenada a partir do calor gerado."

Para mais eficácia, é preciso maximizar o processo de fusão enquanto produtor de calor.

Daniele Maria Truchi, investigadora na UPM, explica que "quando o material atinge determinadas temperaturas, muito elevadas, começa a libertar eletrões."

"Temos como objetivo fazer com que liberte os eletrões de forma eficiente e a uma temperatura não demasiado elevada. Só assim podemos assegurar-nos da transformação dessa energia em eletricidade. Os eletrões permitem a produção de eletricidade."

Foi desenvolvido um prototipo, produzido com recurso a poucos materiais, tem um custo de manutenção reduzido. Se os testes forem no bom sentido, poderá ser produzido e vendido.

A criação de sistemas simples permite vender mais unidades e de aumentar a produção, assim como os conhecimentos dos investigadores. E isso permite que, a curto prazo, dentro de cinco anos, mais ou menos, introduzir esta tecnologia no mercado.


--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica