Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Pesquisa traz dados do mercado de trabalho em eficiência energética

O Ministério das Minas e Energia (MME) lançou um estudo inédito que visa estruturar, gerar e apresentar informações sobre o mercado de trabalho na área de eficiência energética no País. Intitulado “Potencial de Empregos Gerados na Área de Eficiência Energética no Brasil de 2018 até 2030”, a pesquisa integra o Projeto Sistema de Energia do Futuro e tem, ainda, como objetivo projetar o potencial de geração de empregos no setor, até 2030.

 

Segundo o documento, atualmente, o Brasil possui 130 a 140 mil empregos diretos na área de Eficiência Energética, dos quais 11 mil são em atividades específicas de planejamento a execução de projetos. Mais de 70% do potencial de empregos estão relacionados aos edifícios, envolvendo profissionais de diferentes níveis como projetistas, empresas instaladoras e fabricantes de equipamentos e sistemas.

 

O estudo mostra, ainda, que para alcançar 10% de ganhos em eficiência energética no setor elétrico, meta firmada no Acordo de Paris, o Brasil precisará ter cinco vezes mais pessoas trabalhando diretamente em eficiência energética em 2030 (cerca de 450 mil empregos), na comparação com os dias atuais.

 

Os dados indicam que o setor tende a crescer muito nos próximos anos e que, consequentemente, profissionais que se qualificarem para atuar nesse ramo terão melhores oportunidades no mercado de trabalho. A conclusão do estudo define que políticas efetivas para promover a Eficiência Energética têm alto potencial de geração de empregos no País.

 

O “Potencial de Empregos Gerados na Área de Eficiência Energética no Brasil de 2018 até 2030” é resultado de uma cooperação entre o MME e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, por meio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

https://www.aecweb.com.br/cont/n/pesquisa-traz-dados-do-mercado-de-trabalho-em-eficiencia-energetica_18648

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica