Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Maior projeto de armazenamento de energia renovável do mundo é anunciado em Utah

A Mitsubishi Hitachi Power Systems (MHPS) e a Magnum Development juntaram-se hoje ao honorável Gary Herbert, governador de Utah, para anunciar uma iniciativa para lançar o projeto Advanced Clean Energy Storage (ACES) no centro de Utah. No maior projeto do mundo desse tipo, a iniciativa ACES desenvolverá 1.000 megawatts de armazenamento de 100 por cento de energia limpa, implementando tecnologias e estratégias essenciais para um futuro descarbonizado para a rede elétrica do oeste dos Estados Unidos.

 

De acordo com pesquisadores da Carnegie Mellon University, as emissões de carbono do setor de energia dos EUA caíram 30% desde 2005 (www.emissionsindex.org), devidoàcombinação de gás natural e energia renovável substituindo as usinas elétricas a carvão que foram desativadas. A MHPS tem sido fundamental nessa transição e, no ano passado, tornou-se líder global em participação de mercado para turbinas a gás de classe avançada. Como um próximo passo na descarbonização, a MHPS desenvolveu uma tecnologia de turbina a gás que permite uma mistura de hidrogênio renovável e gás natural para produzir energia com emissões de carbono ainda menores. O objetivo da tecnologia da MHPS é usar 100 por cento de hidrogênio renovável como fonte de combustível, o que permitirá que as turbinas a gás produzam eletricidade com zero emissão de carbono.

 

 

A Magnum Development é proprietária e responsável pelo controle da única formação de cúpula de sal do estilo "Costa do Golfo" conhecida no oeste dos Estados Unidos. Com cinco cavernas de sal já em operação para o armazenamento de combustíveis líquidos, a Magnum continua desenvolvendo o armazenamento de energia como ar comprimido e opções de armazenamento de hidrogênio renovável. Estrategicamente localizado ao lado do Projeto da Intermountain Power, o local da Magnum está posicionado para se integrar perfeitamenteàrede de energia elétrica ocidental dos EUA, utilizando a infraestrutura existente.

 

Em muitas partes do oeste dos Estados Unidos, há momentos do dia em que a demanda por eletricidade é menor do que a produção de energia renovável. Isso levaàredução da geração de energia renovável e preços negativos de eletricidade. A implantação contínua de fontes renováveis exigirá que o excesso de energia seja armazenado para uso posterior. Para atender às necessidades de todo o oeste dos Estados Unidos, são necessários muitos gigawatts-hora de capacidade de armazenamento.

 

Inicialmente desenvolvendo armazenamento de energia suficiente para atender completamente às necessidades de 150.000 domicílios durante um ano inteiro, a iniciativa ACES implantará quatro tipos de armazenamento de energia limpa em escala de serviços públicos. Essas tecnologias de armazenamento de energia incluem:

 

Hidrogênio renovável

Armazenamento de energia em ar comprimido

Baterias de fluxo em larga escala

Células a combustível de óxido sólido

"Há 20 anos, estamos reduzindo as emissões de carbono da rede elétrica dos EUA usando gás natural em combinação com energia renovável para substituir a geração de energia a carvão sendo desativada. Na Califórnia e em outros estados do oeste dos Estados Unidos, que em breve terão eliminado toda a sua geração de energia a carvão, precisamos do próximo passo na descarbonização. Misturar gás natural e armazenamento e, eventualmente, usar 100 por cento de armazenamento renovável, é o próximo passo. As tecnologias que estamos implantando armazenam eletricidade em escalas de tempo de segundos a estações do ano", disse Paul Browning, presidente e diretor executivo da MHPS Americas. "Por exemplo, quando adicionamos turbinas a gás com hidrogênio renovável a uma cúpula de sal de armazenamento de hidrogênio, temos uma solução que armazena e gera eletricidade com zero emissões de carbono."

 

"O centro de Utah é o local ideal para este projeto, e Utah é um estado favorável aos negócios para projetos como este. O local da Magnum adjacente ao Projeto Intermountain Power está posicionado para tirar proveito das conexões de rede elétrica regionais existentes, infra-estrutura de transporte totalmente desenvolvida, ampla capacidade de desenvolvimento solar e eólico, uma força de trabalho qualificada atualmente em transição do carvão e, claro, oportunidade da cúpula de sal", disse Craig Broussard, diretor executivo da Magnum. "A Magnum e a MHPS são grandes parceiras. A Magnum possui as tecnologias abaixo do solo necessárias para armazenar energia em escala de serviços públicos, enquanto a MHPS possui tecnologias acima do solo, como turbinas a gás movidas a hidrogênio, armazenamento de ar comprimido, células de combustível de óxido sólido e tecnologia de armazenamento de bateria para fornecer eletricidade em grande escala. Com a iniciativa ACES, aceleraremos dramaticamente a visão de um polo ocidental de energia renovável que lançamos há mais de uma década."

 

"O inigualável investimento e inovação trazido pela MHPS e pela Magnum Development para a área rural de Utah demonstram novamente o poder da política energética voltada para o futuro que tenho buscado em toda a minha administração. Utah continua estabelecendo o padrão entre os estados para impulsionar soluções avançadas para o mercado", disse o governador Herbert. "Estou orgulhoso de que a força de trabalho qualificada do Condado de Millard, a infra-estrutura energética estratégica e as cúpulas de sal geológicas únicas tenham colocado Utah no mapa como o epicentro do armazenamento em escala para serviços para o oeste dos Estados Unidos."

 

 

"O escritório de desenvolvimento energético do Estado de Utah está comprometido em criar e construir parcerias estratégicas que forneçam liderança local, regional e global para impulsionar uma economia energética sustentável, confiável e acessível", disse Laura Nelson, consultora de energia do governador e diretora executiva do escritório de desenvolvimento energético do Estado de Utah. "O plano estratégico energético do governador Herbert continua acelerando oportunidades de investimento, inovação e força de trabalho sem precedentes para o diversificado panorama energético de Utah e possibilita o futuro energético que fornece soluções globais para atender às crescentes demandas do mercado."

 

O projeto ACES projetará, financiará, construirá, será proprietário e operará instalações a serem localizadas no Condado de Millard, Utah. Nas próximas semanas e meses, parceiros estratégicos e financeiros adicionais serão convidados a participar

 

Sobre a Mitsubishi Hitachi Power Systems Americas, Inc.

 

Sediada em Lake Mary, Flórida, a MHPS Americas emprega mais de 2.000 pessoas que projetam, fabricam, instalam, monitoram e prestam serviços para produtos de geração de energia a gás natural, vapor e energia geotérmica, soluções de sistemas de controle ambiental, projetos de energia renovável distribuídos e sistemas de armazenamento de energia distribuídos pela América do Sul e do Norte. A MHPS é a líder anual em participação de mercado global da Heavy Duty Gas Turbines e está liderando o desenvolvimento da usina digital do futuro por meio de suas soluções digitais, a MHPS-TOMONI ™. A MHPS Américas é uma subsidiária da Mitsubishi Hitachi Power Systems, uma joint-venture entre a Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. e a Hitachi, Ltd. que integra suas operações em sistemas de geração de energia.

 

Saiba mais sobre o hidrogênio renovável da MHPS acessando o site www.changeinpower.com/acgt.

https://www.terra.com.br/noticias/dino/maior-projeto-de-armazenamento-de-energia-renovavel-do-mundo-e-anunciado-em-utah,d4dbc469f1ea1d882f87b101cbe373febu94ly9p.html

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica