Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Esta startup ajuda sua empresa a reduzir a conta de luz em até 30%

A Clarke Energia captou um aporte de R$ 3,2 milhões liderado pelo fundo de investimento semente Canary. Startup usará recursos para provar o encaixe entre sua proposta e as pequenas empresas

 

Momentos de incerteza como o atual, com a pandemia causada pelo novo coronavírus, levam os negócios a rever suas despesas. Muitos cortes acabam prejudicando a operação do negócio ou a vida de seus funcionários. Mas uma startup propõe economizar sem nenhuma complicação adicional: basta estudar sua conta de luz e procurar ineficiências energéticas.

 

A Clarke Energia se especializa nessa análise e já tem contratos com 25 pequenas e médias empresas. A ideia de ajudar empreendimentos com sua conta de luz, promovendo uma redução de até 30% nesse pagamento, atraiu o fundo de investimento semente Canary.

 

A Clarke Energia recebeu um aporte de R$ 3,2 milhões para provar a aceitação do seu produto e sua estratégia de ida ao mercado. Até o final deste ano, o plano é ter 2 mil contratos fechados com PMEs.

Ideia de negócio: reduzir conta de luz das PMEs

A Clarke Energia foi criada pelos empreendedores Pedro Rio, Rodrigo Camargo e Victor Copque. Rio têm experiência em empreendedorismo, inclusive sendo presidente da Brasil Júnior, entidade que representa as empresas estudantis, em 2016. Já Camargo trabalhou em comercializadoras de energia na Europa e no Brasil. Por fim, Copque tem experiência em empreendedorismo e tecnologia e também trabalhou na Brasil Júnior.

 

"Queria continuar empreendendo e ajudar um setor grande a se transformar. Minha graduação em engenharia gerou um interesse pelo setor elétrico. Estudamos como a área estava atrasada por aqui em relação a mercados como o europeu", diz Rio.

 

O Brasil tem dois mercados de energia: o de contratação regulada e o de contratação livre. Apenas empresas com grande consumo de energia conseguem ter acesso ao mercado livre de energia. Segundo Rui, esse mercado deve ser disponibilizado para um público maior apenas por volta de 2025.

 

A Clarke Energia pratica por enquanto outros serviços que ajudam pequenas e médias a economizar na conta de luz, indo além de simplesmente desligar equipamentos e luzes. "Não queremos que o empreendedor se preocupe com mais uma tarefa, a de manter a eficiência no seu uso de energia. Fazemos as contas para gerar uma economia significativa", diz Rio.

 

O primeiro serviço é o de ajuste tarifário. Um estudo da startup com 7 mil empresas mostrou que diversos setores poderiam economizar com a transição da cobrança da tarifa convencional para a cobrança da tarifa branca. A tarifa branca é uma forma de cobrança pela energia que tem preços mais atrativos pelo uso fora dos horários de pico, como na manhã ou nos finais de semana.

 

A empresa se cadastra no aplicativo ou site da startup e fornece seus dados de consumo. Uma inteligência desenvolvida pela Clarke responde quanto a empresa economizaria com a transição para a tarifa branca. A PME tem ajuda nessa transição caso opte pelo serviço da Clarke Energia, incluindo instalação de medidores e acompanhamento em tempo real do consumo pelo aplicativo. "A conta de luz não é um papel inegociável. Sua digitalização e o uso de dados dos medidores de energia podem dar dicas de como reduzir essa conta", afirma Rio.

https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2020/05/esta-startup-ajuda-sua-empresa-reduzir-conta-de-luz-em-ate-30.html

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica