Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 1 de agosto de 2020

Tradener inicia exportação de energia para a Argentina

A partir deste sábado a empresa começa o fornecimento para o país vizinho de acordo com a portaria MME publicada no início do mês

A Tradener fará a partir de meia-noite deste sábado, 25 de julho, início da semana operativa, a primeira exportação de energia para a Argentina. A comercializadora com sede em Curitiba, no Paraná, obteve a autorização do Ministério de Minas e Energia em 9 de julho por meio da portaria no. 272/2020. A empresa será a responsável pelo envio de energia para o país vizinho, por meio de geradores térmicos qualificados. Os dois primeiros serão a Engie e a EDF Norte Fluminense. O contrato é com a Cammesa da Argentina, o equivalente ao Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A autorização da Tradener é válida para exportação de energia elétrica interruptível para a Argentina e Uruguai. De acordo com a portaria, a exportação para a Argentina será feita através das conversoras Garabi I e II, até 2.200 MW e da conversora de Uruguaiana, até 50 MW. Já a exportação para o Uruguai deverá ocorrer pela conversora de Rivera, até 70 MW de potência e da conversora de Melo, até 500 MW de potência.

A autorização vale até o dia 31 de dezembro de 2022 e as exportações não poderão causar aumento dos custos do setor elétrico brasileiro e deverão se submeter a fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, foram iniciados a exportação de 697 MW médios e se configura na primeira exportação sob as regras previstas pela Portaria MME 418/2019. A norma prevê a exportação sem devolução proveniente de térmicas em operação comercial despachadas centralizadamente pelo ONS, disponíveis para atendimento ao SIN e que não estejam despachando por ordem de mérito nem por garantia de suprimento energético.

Essa nova modalidade, explicou o Operador, entrou em vigor em maio, mas somente agora está sendo efetivada no contexto de geração do SIN.

Por sua vez, o presidente da Tradener, Walfrido Ávila, comentou ainda que nesta segunda começou ainda a exportação por meio da UTE Araucaria, da Copel. O total de energia enviada é de mais de 1 mil MW médios.

Nota da Redação: matéria atualizada em 27 de julho às 9:35 para a inclusão de informações adicionais


--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To view this discussion on the web visit https://groups.google.com/d/msgid/meefurb/CAPW0Gnd%3D9444jTb8KM37HvGWRFC6mx8j633Hia9PmEoUhFwMuw%40mail.gmail.com.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica