Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 8 de janeiro de 2011

Campinas ganha imóvel com foco sustentável

CAMPINAS - Campinas ganha este mês o primeiro complexo empresarial verde. Localizado no AlphaVille Campinas, o AlphaBusiness - Green Business Complex recebeu o Selo Procel de Economia de Energia. O AlphaBusiness é um projeto de vanguarda no mercado regional, com 332 salas comerciais (286 salas e 47 lojas) em cinco blocos e quatro andares. São salas que, moduladas, têm área inicial de 40 m² e podem chegar a 2 mil m². O empreendimento conta com modernos elevadores e estacionamento coberto. O complexo possui uma área 33 mil metros quadrados, sendo R$ 5 mil/m². O Valor Geral de Vendas do AlphaBusiness é de R$ 75 milhões.

O AlphaBusiness é o primeiro complexo empresarial verde de Campinas, que obteve o Selo Procel de Economia de Energia. Em 2009, o Brasil lançou o Selo Procel de Eficiência Energética, inspirado nas normas americanas voltadas para a realidade brasileira. O Selo Procel concede três certificados: instalação elétrica, certificação do envoltório e o sistema de ar condicionado. O selo foi concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com sua secretaria executiva mantida pela Eletrobras.

O objetivo do selo é orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Isso proporciona economia na sua conta de energia elétrica. Também estimula a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, e contribui para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente.

O diretor comercial da Atria Engenharia, empresa sediada há 7 anos em Campinas e responsável pela construção do empreendimento, Jair Soave Junior, disse que este é o primeiro prédio comercial no Brasil que recebeu esse selo. "É o primeiro prédio certificado nível A. A palavra-chave é pioneirismo. O complexo foi concebido já pensando na eficiência energética. Tivemos a preocupação com o meio ambiente. Se todos os dias pudermos economizar energia, todos os dias estaremos fazendo o bem", afirma.

Jair Soave Junior disse ainda que o conceito desse empreendimento é do futuro. "Daqui a cinco anos, quem não estiver num edifício com essas características, estará em um prédio obsoleto", antecipa. "A grande vantagem para o comprador ou para o investidor é que a manutenção do empreendimento sustentável é mais barata e isso faz toda a diferença ao longo dos anos", explica. "Para que o empreendimento tenha o conceito de sustentabilidade, precisa ser economicamente viável, socialmente correto e respeitar o meio ambiente", detalha.

O empreendimento tem sistemas modernos de reaproveitamento e economia de água e de uso racional de iluminação, um projeto paisagístico singular e um bicicletário, inspirados nas normas americanas. O sistema de refrigeração de ar nas salas é "split", ou seja, não é um sistema central.

Materiais

Os materiais utilizados no revestimento causam a menor transmissão de calor do exterior para o interior possibilitando um gasto menor de energia e de carga de ar condicionado. A espessura dos vidros utilizados também garante menor transmissão de calor para o interior. A área de abertura das janelas segue uma normatização de forma que garanta que ao abrir as janelas não passe calor para o interior.

O sistema hidráulico utiliza equipamentos que consumam menos água. As caixas de descarga são especiais para reduzir a água utilizada para esgotamento sanitário. A torneira para a pia tem controle de vazão gastando menos água e menos energia para acionar as bombas para repor essa água. Um sistema reaproveita a água da chuva para lavagem de piso do subsolo e para regar a área verde. Desde a escolha do terreno, os empreendedores tiveram o cuidado de não provocar agressão ao meio ambiente, e no período de construção foi realizada a coleta seletiva e a separação dos resíduos gerados pela obra.

Os funcionários passaram por treinamento para que aplicassem o processo seletivo. Foi feita a impermeabilização do solo e nas saídas de águas de chuvas foram colocados redutores de vazão, para que quando chova forte não contribua para que ocorra erosão ou enchentes no entorno da obra.

A água coletada da chuva era desviada para um poço com 2 metros por 10 metros de profundidade, capaz de armazenar até 10 mil litros de água, que eram utilizados para o uso no plantão de vendas, no canteiro de obras e para a limpeza dos caminhões que entravam na obra para fazer o serviço de terraplanagem evitando sujeira na rua e conseqüente entupimento nas valas gerando o menor impacto possível no entorno. A escolha dos materiais utilizados na obra levou em conta os fornecedores que tivessem a preocupação com sustentabilidade do material fornecido. Para o escoramento das lajes foram utilizadas estruturas metálicas ao invés de madeira para gerar menor impacto ao meio ambiente.

O custo do projeto foi maior para gerar economia permanente, o que ocorre com toda a geração de prédios sustentáveis. "O investimento na construção de um empreendimento deste tipo é bem mais alto em relação aos prédios convencionais", diz o diretor. Mas a grande vantagem, lembra ele, é o retorno com a manutenção mais barata. "Só na economia diária de energia, o comprador já percebe a vantagem".

Átria

A Átria Engenharia e Comércio Ltda., fundada em 18 de agosto de 1982, é dedicada à prestação de serviços técnico-profissionais no ramo da construção civil e incorporação de imóveis. A empresa desenvolve projetos de construção civil em geral, regime de empreitada, regime de administração e de recursos próprios; orçamentos e planejamentos; otimização de projetos existentes; quantificação e qualificação de materiais a serem empregados nas construções

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica