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quarta-feira, 4 de junho de 2014

Maioria dos comerciantes de SC quer implantar programas de eficiência energética

Na última semana, a Celesc esteve na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Santa Catarina para discutir a elaboração de um Plano de Eficiência Energética destinado ao setor do comércio de bens, serviços e turismo catarinense. Durante o encontro da Empresa com os presidentes das Câmaras Empresariais da federação, a Fecomércio apontou que 62,4% do setor quer implantar programas de eficiência energética nos próximos anos.

 

Os dados são oriundos de pesquisa da própria Fecomércio e comprovam ainda que o comércio está aumentando a participação no consumo de energia elétrica distribuída em Santa Catarina. Na comparação 2011-2012, o consumo subiu 12,7% e o número de unidades consumidoras cresceu 4,1%. Entre as ações já realizadas pelas empresas nesse sentido estão a instalação de sistemas de iluminação mais econômicos (43,3% das empresas), as ações de conscientização (26%), a troca de equipamentos (17,3%) e a instalação de geradores (7,7%).

 

Na ocasião, o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, lembrou que a eficiência energética está fortemente alinhada à sustentabilidade e ao ganho operacional: "Em projetos que já desenvolvemos com o setor industrial para a população de baixa renda, tivemos economia de energia na ordem de 20%. Com os números da pesquisa da Fecomércio na mão, vamos avaliar como poderemos evoluir e desenvolver um projeto robusto para o setor do comércio", afirmou.

 

A disposição da Celesc vai ao encontro das necessidades do setor: “A melhoria da produtividade do comércio passa, necessariamente, por melhor desempenho na questão custo x rentabilidade”, disse o diretor executivo da Fecomércio, Marcos Arzua. “E a diminuição dos gastos do setor com energia vai contribuir muito para isso”, completou.

 

Ele sugeriu ainda que uma das iniciativas de eficiência energética adotada pela Celesc para a população em geral – o Programa Bônus Eficiente – que prevê troca de equipamentos mais eficientes, principalmente os produtos da linha branca, possa ser feita de maneira consorciada, não por uma rede de lojas somente, para que supermercados e shoppings também participem do programa.

http://jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=17060&id_secao=17

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