Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 21 de abril de 2009

Sun amplia plataforma Solaris para atender novos processadores Intel Xeon

A Sun acaba de anunciar a ampliação da plataforma Solaris – incluindo os sistemas operacionais Solaris 10 e OpenSolaris – para atender às funcionalidades da nova série do processador Intel Xeon 5500, que compõe a família Nehalem. Doug Fisher, vice-presidente da Intel para software e serviços e gerente geral da divisão de software de sistemas, conta que as duas companhias trabalham juntas há dois anos para otimizar o Solaris 10 e o Open Solaris.

Os sistemas baseados em Solaris que utilizam a Série 5500 do processador Intel Xeon otimizam as novas tecnologias Intel Quick Path Interconnect, Intel Turbo Boost e Intel Hyper-Threading, visando o aprimoramento do desempenho e da escalabilidade.

Há, também, os destaques de cada especificação da plataforma. A Solaris ZFS oferece recursos de integridade de dados, capacidade, desempenho e gerenciamento. Seu framework de rastreamento dinâmico, Dtrace, permite observar o comportamento do sistema, sem degradar o desempenho. A Solaris Containers, por sua vez, possibilita a virtualização integrada com custos indiretos baixos.

Economia de energia
Segundo a fabricante, as capacidades de gerenciamento de energia do Solaris foram aprimoradas, melhorando a eficiência energética por meio do ajuste sob demanda da potência do processador em resposta à utilização do sistema. O recurso Power Aware Dispatcher, exclusivo do Solaris, monitora e otimiza automaticamente. Ele utiliza o novo Deep C-States da Intel para reduzir em larga escala a necessidade de alimentação elétrica dos núcleos em estado inativo.

Uma das principais contribuidoras do OpenSolaris e participante ativa da comunidade do sistema, a Intel trabalhou com a Sun Microsystems na implementação da funcionalidade Power Top, que se apoia no framework de rastreamento dinâmico Dtrace, para permitir que desenvolvedores e administradores observem quando as aplicações podem estar evitando que uma parte do sistema passe para um estado de economia de energia. O recurso Intel Power Top também viabiliza o monitoramento em tempo real da eficácia do sistema por meio dos novos recursos de gerenciamento de energia do novo processador, como o Intel Turbo Boost.

Em relação ao aumento de confiabilidade, a plataforma Solaris oferece capacidades preditivas de auto-remediação. A arquitetura Solaris Fault Management (FMA), que detecta e evita automaticamente a repetição de falhas de hardware nos componentes do sistema, foi ampliada para utilizar as informações de status dos novos processadores da família Nehalem.


http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2009/04/20/sun-amplia-plataforma-solaris-para-atender-novos-processadores-intel-xeon/

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica