Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 19 de maio de 2009

CPFL substitui itens com alto gasto de energia no interior

CAMPINAS - O Rede Comunidade da CPFL Paulista integra o programa de Eficiência Energética coordenado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que prevê investimentos em projetos de eficiência energética em diversos tipos de clientes como hospitais, prédios públicos, indústria e comércio. A ação prevê que 50% da verba a ser implementada deve ser investido em comunidades de baixo poder aquisitivo a fundo perdido, que consta do contrato de concessão.

O programa da CPFL Paulista desenvolve ações com visitas de equipes da concessionária às comunidades carentes cadastrando famílias de baixa renda identificando a existência e substituição de geladeiras, lâmpadas, chuveiros ou até mesmo uma reforma na instalação elétrica com o objetivo de possibilitar a redução do consumo de energia.

Na área de concessão da CPFL Paulista que corresponde a 234 municípios paulistas 40 mil famílias estão cadastradas, sendo que 30 mil somente na região de Campinas.

Em Campinas a CPFL tem cadastradas seis mil famílias no programa, sendo que duas mil já foram beneficiadas com a substituição de algum item que consumia alto volume de energia em bairros carentes do município como Parque Floresta, Rosalina, Monte Cristo, Parque Oziel e Campo Belo. O gerente de eficiência energética da CPFL Energia, Carlos Augusto, disse que a CPFL Paulista lança no dia 6 de junho em caráter experimental um projeto de implantação de aquecedores solares na comunidade Vida Esperança orçado em R$ 3 milhões.

"Nós vamos colocar 1.104 aquecedores solares na comunidade para economizar energia. É um projeto híbrido porque é o sistema mais econômico que se tem para tomar banho que combina solar com elétrico. Nós estamos colocando o equipamento todo de graça no local", diz.

Em Hortolândia a CPFL Paulista identificou 5.589 famílias de baixa renda na cidade, sendo que duas mil já estão cadastradas no programa. Numa primeira etapa serão atendidas 1.000 famílias, sendo que 300 delas começarão a receber geladeiras novas. As demais precisarão primeiramente quitar seus débitos com a CPFL, uma das condições do programa. O restante das famílias selecionadas será atendida até agosto deste ano. Inicialmente serão beneficiados moradores dos bairros Amanda 1 e 2, Conceição, Santiago, Nova Europa, Novo Ângulo, Sítio São João e Vila Guedes. No total o programa vai trocar 10 mil geladeiras nas 234 cidades no período de um ano.

As novas geladeiras têm capacidade de 275 litros e consumo mensal aproximado de 23 KW, cerca de ¼ do consumo médio diário da maioria das geladeiras comercializadas no Brasil.

http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=8&id_noticia=285680

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica