Da Reuters
Por Scott DiSavino
NOVA YORK (Reuters) - A Microsoft revelou na quarta-feira seu site Hohm, cujo objetivo é ajudar os consumidores residenciais de energia a economizar dinheiro e reduzir seu impacto ambiental por meio da conservação de energia.
A Microsoft há anos vende tecnologia ao setor de energia, e agora está de olho no mercado doméstico de eletricidade, já que a crise econômica está forçando os consumidores a encontrar maneiras de economizar e o governo dos Estados Unidos está preparando leis que imporiam o uso compulsório de recursos renováveis e melhoras na eficiência energética, a fim de diminuir as emissões de carbono.
"A conservação é a fonte mais barata de energia", disse o gerente de produto do Hohm, Troy Batterberry, à Reuters.
Caso os consumidores utilizem menos energia, afirma, as empresas de infraestrutura não precisarão construir tantas usinas novas e poluentes para gerar eletricidade, e todo mundo economizará dinheiro.
O Hohm utiliza complicados algoritmos para analisar informações fornecidas pelos consumidores e pelas empresas de energia participantes, a fim de ajudá-los a compreender melhor seu uso de energia, encontrar dicas sobre como economizar e a poupar dinheiro.
As dicas incluem substituição de termostatos e refrigeradores e, quem sabe, no futuro, a instalação de paineis solares residenciais.
O Microsoft Hohm pode ser utilizado gratuitamente pelos 120 milhões de domicílios dos EUA.
O Google lançou programa semelhante este ano, o PowerMeter, por enquanto disponível para um grupo limitado de usuários atendidos pelas empresas de energia que têm parcerias com a companhia. O Google planeja expandir o programa este ano.
A Microsoft informou que todos os fornecedores de relógios de luz, empresas de tecnologia e consultorias interessados seriam aceitos como parceiros para o Hohm, e poderiam continuar também a oferecer serviços concorrentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Postar um comentário