Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Supercomputadores têm eficiência energética 15% maior

O estudo que formula a lista dos 500 supercomputadores mais verdes do mundo, ranking desenvolvido por um grupo de profissionais envolvidos em computação verde e publicado no site green500.org, indica que a eficiência energética das máquinas avaliadas está aumentando no mesmo passo do poder de processamento.

Segundo os profissionais, a eficiência média dos supercomputadores aumentou 10%, mesmo com o poder computacional das máquinas da lista ter crescido em 15%. O principal critério para determinar o aumento da eficiência é o número de operações por watt.

De acordo com o ranking, o supercomputador mais eficiente do mundo está localizado na Universidade de Varsóvia, na Polônia. O número 1 no ranking de capacidade de processamento, utilizado no Los Alamos National Laboratory, instituição ligada ao departamento de energia dos Estados Unidos, conquistou o 4º lugar na lista de eficiência energética.

A fabricante que mais se destaca na lista é a norte-americana IBM, que fornece tecnologia para 18 dos 20 primeiros supercomputadores, incluindo o primeiro colocado. Segundo o diretor de tecnologia (CTO) da IBM, José Carlos Duarte, o uso do chip Cell, o mesmo utilizado no console de jogos Playstation 3, é um dos trunfos para o bom desempenho.

“Enquanto os blades da IBM processam 148 megaflops - parâmetro usado para medir a capacidade de processamento do computador - por watt, a concorrência processa, em média, 62 megaflops com o mesmo consumo”, afirma Duarte.

http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2009/07/17/supercomputadores-tem-eficiencia-energetica-15-maior/

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica