Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Projeto de Lei a favor da portabilidade da conta de luz é apresentado no Congresso

AMBIENTE ENERGIA LEGISMANCHETENOTÍCIASVISÃO GLOBAL


conta de luzPor Agência Ambiente Energia - No mês de junho foi apresentado um Projeto de Lei no Congresso Nacional que trata sobre a chamada "portabilidade da conta luz", um sistema que permite ao cidadão entrar nomercado livre e escolher o fornecedor de energia. Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), esse Projeto de lei pode reduzir as tarifas de eletricidade em até 22%.

A principal bandeira do projeto é assegurar os benefícios do mercado livre de energia para todos os consumidores brasileiros, sabendo que o preço de longo prazo pago pelos consumidores no mercado livre é 20% menor do valor pago pelos clientes das distribuidoras. O que seria uma grande vantagem para os consumidores, já que as tarifas médias de energia elétrica vão subir 40% segundo cálculos do próprio ministério das Minas e Energia.

A Portabilidade da Conta de Luz separa o negócio de fio, exclusivo das distribuidoras (25% do custo), da compra de energia (75% do custo). A previsão é de que com essa nova medida haja uma redução do preço da energia aos consumidores finais e um aumento da eficiência das empresas que atuam no segmento.


--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica