Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 27 de setembro de 2015

PLD cai 7% em todos os submercados

25/09/2015 - 19:03 

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE informa que o Preço de Liquidação das Diferenças – PLD para o período de 26 de setembro a 2 de outubro foi fixado em R$ 206,68/MWh para todos os submercados, queda de 7% frente aos R$ 222,23/MWh da semana anterior.

As afluências esperadas para a primeira semana de outubro no Sistema Interligado Nacional – SIN ficaram em 94% da média histórica, representando 2.100 MWmédios a mais de energia em relação à semana anterior.

A entrada de frentes frias na região Sul provocou um acréscimo de 2.300 MW médios com afluências previstas para 104% da média histórica. No Sudeste, a previsão de queda (-500 MWmédios) das afluências ficou em 98% da MLT As previsões para o Nordeste e Norte foram pouco expressivas, ficando em 42% e 67% da média, respectivamente.

Os limites de intercâmbio de energia entre os submercados não foram atingidos, resultando na equalização dos preços entre eles, assim como ocorrido nas semanas anteriores.

Já os níveis de armazenamento nos reservatórios do SIN ficaram 750 MWmédios abaixo do esperado. Na comparação com a semana anterior, o Sul teve elevação de 800 MWmédios no armazenamento, enquanto houve redução no Sudeste (-610 MWmédios), Nordeste (-100 MWmédios) e Norte (-850 MWmédios).

A carga de energia do Sistema prevista para a próxima semana sofreu elevação de 1.450 MWmédios e ocorre para todos os submercados com exceção do Norte, em razão do aumento do uso de aparelhos de refrigeração causado pelo pelas altas temperaturas previstas para o período.

A análise detalhada do comportamento do PLD pode ser encontrada no boletim InfoPLD, divulgado semanalmente no site da CCEE.



--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica