Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 25 de outubro de 2015

InfoMercado Semanal: Consumo e geração de energia caem cerca de 1,8% em outubro


23/10/2015 - 10:38 




Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 20 de outubro apontam redução no consumo (-1,8%) e na geração (-1,6%) de energia elétrica no país, quando comparados com o mesmo período de 2014. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

A análise do desempenho da geração, em outubro, indica a entrega de 63.032 MW médios de energia ao Sistema Interligado Nacional – SIN e destaca um aumento na geração das usinas eólicas com 3.415 MW médios produzidos, ou seja, 56% superior ao mesmo período do ano passado. As usinas hidráulicas, tiveram leve crescimento (0,8%) com a geração de 43.822 MW médios no mês e representatividade de 69,5% em relação a toda energia gerada no país, índice 1,7 ponto percentual superior ao registrado em 2014.

O consumo de energia elétrica, em outubro, alcançou 60.816 MW médios com redução tanto no mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, quanto no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual os consumidores compram energia diretamente dos fornecedores. O consumo cativo registrou 46.558 MW médios, uma queda de 0,8%. Já os agentes livres consumiram 14.259 MW médios, ou seja, 4,8% a menos do que em outubro de 2014.

Entre os segmentos industriais que adquirem energia no Ambiente de Contratação Livre – ACL, os setores de extração de minerais metálicos (+14,6%), químico (+3,4%) e de telecomunicações (+0,5%) elevaram o consumo, enquanto os ramos de veículos (-21,4%), bebidas (-16,3%) e têxtil (-13,2%); registrando as maiores baixas.

Já entre agentes autoprodutores, ou seja, empresas que investem em usinas próprias devido à grande demanda por eletricidade, a análise aponta aumento de 27,4% na geração e queda de 4,5% no consumo em outubro. Os setores de transporte (-20,1%), metalurgia e produtos de metal (-16%) e minerais não-metálicos (-9%), foram os que mais contribuíram com a redução no índice de consumo. Mesmo com a redução geral, empresas que atuam nos segmentos químico (+28,9%) e de extração de minerais metálicos (+14,1%) mantiveram a alta no consumo em relação ao mesmo período do ano anterior.

O InfoMercado semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, na quarta semana de outubro, o equivalente a 95,7% de suas garantias físicas, ou 44.358 MW médios em energia elétrica.


Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica