Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 21 de novembro de 2015

Costa Rica usou 98,2% de energias renováveis para gerar eletricidade

A Costa Rica, que possui uma das matrizes energéticas mais verdes do mundo, conseguiu operar neste ano quase sem ocorrer a combustíveis fósseis para sua geração de energia - revelou nesta quarta-feira a agência nacional de energia elétrica.

 

Até 16 de novembro, o pequeno país centro-americano se abasteceu de energia com 98,2% de fontes renováveis, principalmente hídrica, geotérmica e em menor medida biomassa, solar e eólica, revelou o Instituto Costarriquenho de Eletricidade (ICE).

 

Um comunicado da instituição observou que apenas 1,2% da energia utilizada até meados de novembro veio da queima de bunker ou diesel.

Funcionários do ICE ressaltaram que conseguiram evitar o uso de combustíveis fósseis para gerar eletricidade apenas da baixa precipitação deste ano que supririam as usinas hidrelétricas, fonte de 75% desta energia.

"Os resultados refletem a vontade do país para ser coerente com uma política energética sustentável e independente. O programa do ICE tem permitido enfrentar um ano excepcionalmente seco", disse Luis Pacheco, gerente de eletricidade da instituição.

 

Ele antecipou que a redução irá permanecer na utilização de combustíveis para gerar eletricidade em 2016.

Em 2014, a Costa Rica gerou 89,7% de sua energia de fontes renováveis ​​e só 10,3% restantes vieram de fontes de combustíveis fósseis.

http://www.swissinfo.ch/por/costa-rica-usou-98-2--de-energias-renov%C3%A1veis-para-gerar-eletricidade/41787738

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica