Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Volkswagen estuda vender Golf híbrido no Brasil

A Volkswagen estuda a possibilidade de vender no Brasil o Golf GTE, versão híbrida plug-in do modelo equipada com um motor elétrico e outro a gasolina, conjunto que oferece 222 cv de potência e emissões de apenas 35 gramas de CO2 por quilômetro rodado. A informação é de Marco Antônio Bottacin, supervisor de desenvolvimento estratégico da companhia no País, que participou do Simpósio SAE Brasil de Veículos Elétricos e Híbridos na terça-feira, 17. O executivo confirma que o automóvel já roda em testes em território nacional.

 

Apesar disso, ele evita dar qualquer outro detalhe sobre o projeto. “Não temos um prazo, está tudo em estudo. Precisamos verificar a viabilidade técnica e econômica de vender o Golf GTE aqui”, diz. Se realmente vier para o Brasil, o modelo pode ajudar a montadora a atender e, eventualmente a superar, as metas de eficiência energética do Inovar-Auto. O regime automotivo exige melhoria de ao menos 12% para a frota de cada montadora vendida no País. A questão é que modelos híbridos têm peso 2,7 vezes maior nessa conta.

 

“Se uma empresa vender mil veículos com a tecnologia no Brasil, no cálculo do Inovar-Auto vai ser como se ela tivesse emplacado 2,7 mil carros híbridos”, esclarece. Dessa maneira, ainda que a Volkswagen atinja a melhoria mínima de eficiência energética com a frota que já vende no Brasil, que conta com modelos de baixo consumo, como o Up! TSI, ela pode obter benefício extra ao passar a vender o Golf GTE localmente. Pelo Inovar-Auto, as empresas ganham desconto adicional na alíquota do IPI caso apresentem melhoria mais expressiva do que a mínima exigida na eficiência de sua frota.

 

Além do regime automotivo, o projeto de vender localmente o Golf GTE recebe impulso da recente redução do Imposto de Importação (II) para carros elétricos e híbridos. A importação de um automóvel mais amigável ao meio ambiente também pode amenizar o arranhão na imagem da marca causado pelo dieselgate, a fraude nos motores diesel EA 189, que emitem mais do que o permitido na legislação. No Brasil foram vendidas 17 mil unidades da Amarok equipadas com o propulsor adulterado (leia aqui).

http://automotivebusiness.com.br/noticia/23041/volkswagen-estuda-vender-golf-hibrido-no-brasil

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica