Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Falta de tomada ou excesso de plugues de 20 A: sua casa está preparada?


SIL Fios e Cabos Elétricos dá dicas e orientações importantes a respeito do tema
 
Como se diz na linguagem popular, o Brasil vive uma "sinuca de bico" quando o assunto é tomada de 20 ampères, ou 20 A. Isso porque desde 2011 é obrigatório o uso do novo padrão brasileiro de tomadas, que segue a norma técnica da ABNT, a NBR 14136 Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo até 20 A/250 V em corrente alternada - Padronização. Neste atual padrão figuram as tomadas de 10 A (uso geral) e de 20 A (uso específico). Visualmente, podem até ser parecidas, mas existe uma diferença básica: a primeira recebe pinos de 4 mm de diâmetro, enquanto que a segunda aceita pinos de até 4,8 mm. Dessa forma, um plugue de 20 A, que tem pinos de 4,8 mm, não entra em uma tomada de 10 A, mas o plugue de 10 A, que tem pinos de 4 mm, entra em uma tomada de 20 A,
 
Voltando à "sinuca de bico", a questão que parece apenas de encaixe é um tanto mais complicada. Explica-se: a norma hoje utilizada em projetos elétricos residenciais, a NBR 5410 Instalações Elétricas de Baixa Tensão, não foi pensada para o novo padrão brasileiro de tomadas, uma vez que sua edição atual é de 2004, portanto, anterior à implantação. Difícil solução? Nem tanto. A SIL Fios e Cabos Elétricos, por sua atuação e seu papel de disseminar e multiplicar no mercado tudo o que seja relacionado à instalação elétrica de baixa tensão, para desenrolar a questão, dá dicas e orientações importantes a respeito do tema.
 
Para começar, nada mais adequado do que esmiuçar os porquês, partindo do seguinte fato: diversos tipos de plugues e tomadas eram utilizados no Brasil sem qualquer padronização e os padrões das tomadas de 10 A eram bem diferentes dos da tomada de 20 A. Assim, era normal – e ainda é – em um apartamento, por exemplo, colocar tomadas de uso específico, que são as tomadas de 20 A, na cozinha para máquina de lavar louça, na área de serviço para máquina de lavar e secar roupas, em sacadas para aparelhos de ar-condicionado. E só. O problema é que, com a mudança de padrão de tomadas, muitos produtos para serem ligados em 127 V e que antes tinham sua potência limitada em torno de 1250 W para ser produzido com o plugue de 10 A, agora são produzidos com mais potência, obrigando o fabricante a utilizar o plugue de 20 A. Dentre eles estão fornos de micro-ondas e elétricos, aquecedores de ambiente, secadores de cabelo.
 
Para colocar ainda mais caroço nesse angu, o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), do Inmetro, publicou a Resolução nº 11/2006, orientando fabricantes e comerciantes a adaptarem-se a esta norma até dezembro de 2009. Depois, outra resolução do mesmo órgão determinou que, a partir de 2010, não mais poderiam ser fabricados ou importados aparelhos elétricos, eletrônicos e eletroeletrônicos fora do padrão brasileiro. Não por outro motivo, se tornou condição aumentar nas residências os pontos de tomadas de uso exclusivo, para serem ligados os produtos que atualmente utilizam o plugue de 20 A. Mas a pergunta que não quer calar é "sua casa está preparada?".
 
Atenção ao correto dimensionamento do circuito
Diante da atual realidade – e mesmo que a norma NBR 5410 utilizada para projetos elétricos residenciais não tenha sido pensada para o novo padrão de tomadas –, o mais acertado, além de seguir as diretrizes exigidas para as tomadas de uso geral, é preciso avaliar com critério e rigor – e sempre prescindindo da orientação de um profissional habilitado – aonde necessitará de tomadas de uso específico. Até porque será a partir dessa resolução, do que e onde serão ligados aparelhos com plugues de 20 A, que se saberá o correto dimensionado do circuito.
 
Nelson Volyk, gerente de engenharia de produto da SIL Fios e Cabos Elétricos, afirma que hoje é necessário prever muito mais pontos específicos do que antes em um projeto elétrico, afinal já é sabido que muitos aparelhos atualmente usam o padrão de 20 A. Lembra ainda que, caso não haja no ambiente um sistema de ar-condicionado com fluxo quente/frio, provavelmente, em algum momento, se utilizará o aquecedor elétrico, que, se for novo, provavelmente precisará de uma tomada de 20 A, talvez, em mais de um lugar da casa, já que é portátil. O banheiro, normalmente onde mais se utiliza o secador de cabelo, também é um local que passou a necessitar desse tipo de tomada:
 
"A ideia principal é haver distinção entre produtos que devem ser ligados em tomadas de uso geral e produtos que necessitam de uma tomada exclusiva, a qual deve, obrigatoriamente, ter um disjuntor também exclusivo. A boa notícia é que ter mais pontos deste tipo servirá também para produtos de menor consumo elétrico, pois um aparelho com plugue de 10 A consumirá no máximo 10 A, podendo, portanto, ser utilizado em uma tomada com maior capacidade de corrente".
 
Imagem em alta: clique para download

--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica