"A 10ª edição do LEDFórum movimentou o mês de agosto em São Paulo com discussões sobre as principais tendências do mercado de iluminação nacional e internacional. Conhecido por oferecer conteúdo de palestras, painéis e atividades de alto nível técnico, além de mostrar novidades dos rumos da iluminação, o evento apresentou os lançamentos e avanços do segmento, bem como deixou os profissionais informados sobre as tecnologias na iluminação."
.
"Os sensores de LED são conhecidos por reduzirem o custo da luz em até 26%, mas eles são muito mais efetivos do que apenas a economia. “Em escolas, por exemplo, a iluminação ganha um papel importante. Pela manhã sua intensidade é utilizada para despertar as crianças, mantê-las acordadas e dispostas. Após o almoço, a sensação se inverte. A luz acalma os pequenos”, explica Leticia Pangracio, sócia da Ideally Iluminação. Confira alguns destaques.
Tunable White
Luminária com tecnologia tunable white mostra o comportamento de manhã, na hora do almoço e à noite. Foto: Lumicenter / Reprodução.
A tecnologia Tunable White é uma das grandes novidades discutidas no evento. Ela faz parte de um movimento chamado Human Centric Lighting, que coloca as necessidades fisiológicas do homem como foco central no ramo da iluminação. ”Acredito que o grande destaque deste ano é o tunable white, pois ela permite que a luminária reproduza o efeito da luz do sol, possibilitando que o compasso do relógio biológico acompanhe o ciclo circadiano, mesmo em ambientes sem luz natural”, enfatiza Letícia.
Luminária Sun Light da Alloy Iluminação, criada para proporcionar aos pacientes em reabilitação uma iluminação mais parecida com a luz natural.. Foto: Reprodução Instagram Alloy Iluminação.
A iluminação correta auxilia no desempenho das pessoas. Alguns dos benefícios são: melhora a qualidade do sono, favorecimento do estímulo à correta liberação de hormônios, redução do estresse, melhora na aprendizagem e performance no trabalho.
Diagrama de cromaticidade
LEDs com espectros de cor especiais para realce das cores primárias.Foto: Leticia Pangracio / Divulgação
A forma como o ser humano vê as cores possui muitas teorias, a de maior aceitação é a que se baseia que a recepção das cores é feita por meio de cones sensíveis à luz vermelha, verde e azul que transformam os sinais visuais no cérebro, possibilitando o homem à enxergar colorido. O diagrama de cromaticidade utiliza as cores primárias coordenadas em X, Y e Z, denominadas triestímulos pelo CIE (Commission Internationale de l’Eclairage), essa medição se embasa na mescla de duas ou três cores primárias resultando em uma nova cor. Esses parâmetros são utilizados para determinar as características colorimétricas da luminária.
LED Integrado
Misty, da Ever Light. Foto: Divulgação.
Boa parte das luminárias disponíveis no mercado possuem LED integrado. Esse tipo de produto não necessita de uma lâmpada dentro da luminária. A Ever Light, marca há mais de 27 anos no mercado, apresentou a Misty, um novo conceito em iluminação geral, praticamente invisível, com 5×2,5 cm. Ela tem design minimalista, sem abrir mão de premissas como luz e saúde, conforto óptico, alto fluxo luminoso, eficiência energética e cores precisas."
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/decoracao/novo-efeito-em-luminaria-promete-imitar-a-luz-solar-ao-longo-do-dia/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Atenciosamente
Alexandre Kellermann

Postar um comentário