Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Aumento do uso de energia renovável devido à pandemia é 'controverso', diz especialista

A aceleração do uso de energias renováveis em razão da pandemia do coronavírus, fenômeno apontado por consultoria internacional, é algo "controverso", disse à Sputnik Brasil especialista no setor.

 

Segundo pesquisa da PwC, a pandemia da COVID-19 foi responsável por aumentar o desenvolvimento das fontes renováveis nos modelos de negócios das empresas de energia, o que pode levar o setor atingir a meta de emissão zero de carbono até 2050.

 

Além disso, relatório do Instituto de Economia Energética e Análise Financeira (IEEFA, pela sigla em inglês), aponta que, mesmo com a crise, os custos da produção de energia renovável continuarão sendo reduzidos. No Brasil, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) avalia que a pandemia diminuiu um pouco o ritmo de crescimento, mas a aceleração ainda é exponencial.

 

Para o engenheiro químico Carlos Arentz, professor de planejamento energético e recursos renováveis da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), "fazer uma correlação entre o aumento do uso de energias renováveis devido a efeitos da COVID-19 é um pouco controverso considerando a opinião de outras consultorias".

 

Em sua análise, o setor continua crescendo apesar da crise gerada pela pandemia, e não em razão dela.

 

"O uso de energia renovável é uma tendência que veio para ficar, devido fundamentalmente à questão da redução das mudanças climáticas, da emissão de gases de efeito estufa e ao barateamento dessas formas de geração de energia, tanto solar como eólica, o que têm tornado essa energia renovável competitiva frente às formas de energia tradicionais", disse o especialista.

Brasil é 'pródigo' em energia renovável

Segundo ele, em alguns lugares do mundo o setor renovável pode até possuir "vantagens em termos econômicos", fator que tem "favorecido a sua utilização" globalmente.

 

Para o professor, o Brasil é um país "pródigo" em utilizar fontes renováveis em sua matriz energética, o que deve continuar no futuro. Ele ressalta que as energias solar e eólica estão ganhando espaço no setor de energia renovável, no qual as hidrelétricas sempre contribuíram fortemente.

 

"O Brasil já é há muito tempo pródigo no uso de energias renováveis, mesmo antes de haver essa ênfase na questão. O Brasil tem um grande parque de geração de energia elétrica usando água. Nos últimos anos, tem havido um grande incentivo, devido à disponibilidade de energia solar e eólica no país, ao aumento do uso de energia renovável", afirmou Arentz.

 

O especialista cita plano decenal de expansão de energia, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão de planejamento do setor no Brasil, apontando que "a geração de energia solar e eólica crescerá muito nos próximos anos".

 

Segurança de fornecimento

Sobre o desenvolvimento de novos modelos de negócios pelas empresas de energia, direcionando suas atenções às energias renováveis, ele diz que a tendência já vinha "sendo estabelecida", mas admite que ela "talvez" esteja sendo "acelerada ou incentivada pelo momento que a gente está vivendo".

 

"O cliente está se preocupando com a garantia do suprimento, uma vez que está havendo a quarentena. Isso está gerando um modelo de negócios no qual o empreendedor não vai se preocupar em gerar energia hidráulica e solar mais barata, vai se preocupar em gerar um pacote de energia que dê segurança para o cliente no longo prazo e, ao mesmo tempo, ofereça uma energia que seja sustentável em dimensões como redução de emissões de gases de efeito estufa e até redução de impactos ambientais", disse o engenheiro químico Carlos Arentz.

As opiniões expressas nesta matéria podem não necessariamente coincidir com as da redação da Sputnik

https://br.sputniknews.com/opiniao/2020081215943778-aumento-do-uso-de-energia-renovavel-devido-a-pandemia-e-controverso-diz-especialista/

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica