Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Supercomputadores passam a ser avaliados pela sua eficiência energética

Supercomputadores têm aumentado seu foco em eficiência energética ao invés de aumentar em desempenho, sugere a última edição da Top500 que lista os computadores mais poderosos do mundo.

 

Em relação aos primeiros colocados, nada muda em relação a última lista. O Tianhe-2 de 33.86 petaflop/s da China se mantém na liderança por seis vezes consecutivas.

 

No entanto, há duas mudanças no top 10. O supercomputador Trinity, construído pela Cray para o Departamento de Energia de Los Alamos e pelo laboratório Sandia, saltou para a sexta posição enquanto outra máquina da Cray subiu para o oitavo lugar. Já o Hazel-Hen, da alemã High Performance Computing Center Stuttgart (HLRS) agora dobrou o número de núcleos que tinha há seis meses, quando era conhecido como “Hornet” e estava na 23ª posição.

 

A lista Top500, agora em sua 46ª edição é publicada duas vezes por ano por especialistas em supercomputação nos Estados Unidos e Alemanha.

 

Nos últimos anos, os responsáveis pela lista notaram que o ritmo de crescimento do supercomputador está desacelerando em comparação com sua tendência de longo prazo. E, este ano, dizem eles, não é exceção.

 

Mas as mudanças mais significativas acontecem quando os 500 supercomputadores mais rápidos do mundo são também rankeados pela sua eficiência energética, medidas em flops/watt.

 

Neste caso, o líder em eficiência a 4.86 gigaflops/watt é o Tsubame-KFC/DL, desenvolvido pela NEC para o Instituto de Tecnologia de Tóquio. Os seis seguintes são novos na lista, todos da China.

 

No segundo lugar está um Cluster W780I construído pela Sugon para o Instituto de Física Moderna da Academia de Ciências da China, entregando 4.78 Gflops/W.

 

Ele é seguido por cinco máquinas que usam servidores HPC TS10000 HPC da Inspur, localizadas em empresas de TI e prestadores de serviços Internet.

 

As sete máquinas mais eficientes foram todas construídas usando uma combinação de processadores Intel Xeon E5 e Nvidia Tesla. Ao mesmo tempo, nenhuma pontuação foi particularmente alta por velocidade crua: eles foram ranqueados nas 392ª, 318ª, 456ª e 225ª e 228ª em performance absoluta, respectivamente, mas todas entregaram mais de 3.77 Gflops/W.

 

Apenas cerca de metade das máquinas na lista Top500 é classificada para a eficiência energética. Dessa vez, a média foi 1.45 Gflops/W comparado a 1.35 Gflops/W em julho.

 

A presença da China no topo do ranking de eficiência energética é um indicativo de mudanças geográficas na lista.

 

O número de sistemas dos Estados Unidos no top 500 caiu para 201, dos 231 que constavam em julho, enquanto europeus caíram de 141 para 107. A China agora superou a Europa, com 109 máquinas na lista, das 37 que tinha em julho.

http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2015/11/16/supercomputadores-passam-a-ser-avaliados-pela-sua-eficiencia-energetica/

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica