Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 21 de março de 2016

Geração com fontes de Energias Renováveis aumentam seu espaço a cada ano

A produção de energia renovável brasileira ganhou um incentivo desde que o Brasil apresentou metas voltadas para o setor na Conferência do Clima em Paris. Dentre os pontos estabelecidos no evento, o país se comprometeu a alcançar uma participação estimada de 45% de energias renováveis na matriz energética até 2030.

Para alcançar sua meta, o país deverá mesclar tanto as fontes de produção hídroelétricas, como as fontes limpas. Por conter um histórico favorável de recursos naturais, o país ganha destaque na produção de energia eólica, tornando-se assim uma das economias mais eficientes na geração de PIB por consumo energético.

 

A produção de energia através dos ventos vem mudando gradativamente nos últimos 10 anos. Atualmente a sua participação nos leilões competitivos do setor elétrico desenvolvidos pelo governo federal tem sido bastante destacada. O motivo faz parte do esgotamento dos recursos hidrelétricos economicamente e ambientalmente aproveitáveis e a segurança do abastecimento do sistema nacional.

 

De acordo com a presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elhia Silva Gannoum, a energia eólica vem contribuindo para o desenvolvimento do país, sendo responsável pelo abastecimento de 14 milhões de lares brasileiros.

 

Ainda segundo Gannoum a indústria de energia eólica vem ocupando cada vez mais o espaço no Brasil, sendo a segunda fonte mais competitiva e mais contratada nos últimos anos. Dados da ABEEólica demonstram que a produção de energia eólica representam cerca de 6% do sistema total de energia, atingindo assim a marca de 10% em atendimento de picos a carga brasileira.

 

Fonte: Biomassa BR

http://www.biomassabr.com/bio/resultadonoticias.asp?id=3962

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica